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BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE



O chá verde é rico em vitaminas K, essencial para a coagulação sanguínea. Estudos indicaram que as catequinas são os compostos mais ativos existentes no chá verde, agindo na inibição da carcinogênese e do desenvolvimento do tumor.

A presença de antioxidantes naturais auxilia na redução do desenvolvimento de doenças cardiovasculares pela redução do colesterol ruim – LDL no sangue. Estudos investigaram o efeito das catequinas do chá verde no metabolismo lipídico, observando-se a diminuição na concentração de colesterol total, triglicerídeos, LDL (lipoproteína de baixa densidade) e de gordura visceral.

Lembrando que, para redução de gordura corporal torna-se importante aliar o consumo do chá verde a um plano alimentar equilibrado, além da prática frequente de atividade física, consideradas condutas favoráveis para acelerar o metabolismo energético.

A American Dietetic Association sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde ao dia, a fim de obter os efeitos benéficos do chá verde à saúde. Deve-se esquentar a água até pouco antes da ebulição e despejá-la nas folhas de chá bem devagar e do alto, o que ajuda na redução do processo oxidativo. A infusão deverá ficar abafada por um período de 2-3 minutos. A proporção de água e ervas deve ser a seguinte: para cada litro de água, quatro colheres de sopa de erva fresca ou duas colheres de erva seca. Consumir entre as refeições para não interferir na biodisponibilidade de nutrientes provenientes das grandes refeições. (SALGADO; 2000; CHANADIRI et al; 2005; ADA reports; 2004)


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