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MANTEIGA OU MARGARINA?



Manteiga

É produzida a partir da batedura do creme de leite pasteurizado, portanto é rica em colesterol e gordura saturada.

Deve apresentar mais de 80% de gordura do leite, e por isso também é fonte de vitamina A e vitamina D.

Por ser natural, não contém gordura hidrogenada, gordura interesterificada e sempre 0% de gordura trans.

É mais fácil de ser digerida e metabolizada pelo organismo do que as gorduras quimicamente modificadas (trans e interesterificada).

Apesar de ser mais calórica, é a opção mais saudável por ser um produto natural.

Margarina

É obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais. Durante a hidrogenação, ocorre a formação das gorduras trans*.

Devido aos males da gordura trans para saúde, a indústria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interesterificadas**, por este motivo, algumas margarinas são consideradas como “Zero Gordura Trans”.

Algumas margarinas possuem fibras solúveis e fitoestanóis que tem seu consumo associado à redução de riscos de doenças do coração, entretanto toda gordura vegetal solidificada é constituída por gordura trans ou interesterificada devido ao processo de hidrogenação.

Na dúvida, substitua a manteiga ou margarina por: azeite de oliva, ou requeijão light, ou patê de ricota com ervas, ou queijo minas, ou geleia de frutas. Pois são opções mais saudáveis e menos calóricas.

*Gorduras Trans – Seu consumo excessivo pode provocar o aumento do colesterol ruim (LDL colesterol) e a redução do colesterol bom (HDL colesterol); aumentar a incidência de muitas doenças (doenças auto-imunes, câncer, infertilidade...); e inibir os receptores de insulina, aumentando o risco de obesidade e diabetes. Fontes: sorvete, batata-frita, biscoito recheado, gordura hidrogenada, margarinas e alimentos preparados com estes ingredientes.

**Gorduras interesterificadas – está sendo introduzida em diversos alimentos processados para ser o substituto mais seguro da “gordura trans”. Entretanto, um estudo publicado pela revista Nutrition & Metabolism (2007), concluiu que a gordura interesterificada afetou a produção de insulina pelo pâncreas, aumentando assim, a taxa de glicose no sangue, além de baixar os níveis de HDL.


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